segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As Grandes Empresas da Internet

O Orkut (ou orkut) é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.










Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas. Eles o chamaram thefacebook.com, e logo o site se tornou extremamente popular no campus de Harvard. Um mês após seu lançamento, os criadores o expandiram para incluir estudantes de Stanford, Columbia e Yale. Em 2005, os estudantes em 800 redes universitárias ao longo dos Estados Unidos podiam se unir à rede, e a sua filiação cresceu para mais de 5 milhões de usuários ativos. Em agosto do mesmo ano, o nome do site mudou para Facebook.















A idéia de criar o YouTube surgiu por conta do inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. “Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley, em entrevista à revista “Fortune





















O Yahoo foi oficialmente criado em 1994 pelos seus fundadores David Filo e Jerry Yang, dois engenheiros electrotécnicos formados na Stanford University. No final desse mesmo ano tinha já recebido cerca de um milhão de visitas. Em Janeiro de 1995 é criado o web site e o domínio Yahoo. Devido ao seu enorme potencial comercial, em Março desse mesmo ano é criada a empresa Yahoo! e no mês seguinte dá-se a entrada no seu capital de uma empresa de capital de risco. Em Abril de 1996 a Yahoo! dá a sua entrada na bolsa através de uma OPV, tendo sido vendidas 2,6 milhões de acções ao preço de 13 dólares, o que rendeu 33,8 milhões de dólares.
Os três anos seguintes, à semelhança do que aconteceu com outras empresas concorrentes, foram anos de enorme crescimento. A par deste crescimento, foi sendo alargada a gama de serviços oferecidos, muitas vezes através de outras empresas. No caso da Yahoo!, destacam-se a compra da Four11's em 1997, empresa detentora de um serviço de webmail denominado Rocketmail e que a Yahoo! viria a chamar Yahoo! Mail. Nesse mesmo ano adquire também a ClassicGames.com, permitindo-lhe lançar o Yahoo! Games, e a Voyodyne, uma empresa de marketing directo. No ano seguinte lança o Yahoo! Pager, que mais tarde viria a designar por Yahoo! Messenger. Em 1999 é a vez da Geocities ser adquirida, permitindo à Yahoo! lançar o serviço de web hosting. Em 2000 adquire a eGroups, lançando o Yahoo! Groups.
Os primeiros anos do século foram caracterizados pelo rebentar da bolha das chamadas dot-com. Acresceram ainda os ataques de hakers em Fevereiro de 2000 que originaram uma forte quebra das acções da empresa. Apesar de tudo isso, a Yahoo! conseguiu, ao contrário de muitas outras empresas da nova economia, passar quase incólume este período conturbado.
Segue-se um período, entre 2002 e 2004, em que a Yahoo! faz diversas parcerias e acordos com outras empresas, entre as quais a AOL, a SBC, a BT, a Verizon e a Google, permitindo-lhe lançar novos serviços ou melhorar os já existentes. Neste período são também adquiridas diversas empresas, em especial alguns motores de busca em diversos países do mundo.
Em 2004, em resposta à criação do Gmail pela Google, a Yahoo! faz um upgrade das suas contas de email para 1 Gb e adquire o provedor de email Oddpost, o que lhe permite alterar a sua interface nas contas de email. Nesse mesmo ano, faz um acordo com a Microsoft, passando o Yahoo! Messenger e o MSN Messenger a funcionar em conjunto.












Aos quinze anos, Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter era obcecado pela idéia de como funcionava as cidades. Chamava muito sua atenção o diálogo entre os taxistas,
que iam relatando os lugares por onde passava. Quando chegou aos 20 anos, percebeu
que sabia oque fazia os bombeiros, os enfermeiros, a polícia e notou que só não sabia o
que fazia seus amigos.
Em 2006 já era uma ferramenta interna de sua empresa, que ele resolveu compartilhar com o mundo.
Surge a idéia do software.

A idéia nasceu em 1992, inspirada no software de rastreamento dos taxistas. Se os profissionais se beneficiavam do aplicativo porque não as outras pessoas, pensava Dorsay. Passou-se muito tempo. Só foi possível concretizar o projeto em 2006 quando convenceu Evam Willians, criador do Blogger, a apostar no desenvolvimento.
Poucas palavras.

Jack, de poucas palavras, diz que "com poucos caracteres as pessoas são mais espontâneas, mais instantâneas. A idéia é minimizar os pensamentos."

Outra razão para que demorasse quase 20 anos para que fosse lançado é que com o celular as pessoas podem agora, acompanhar passo a passo o que estão fazendo seus amigos, ou as pessoas que seguem. "O Twitter nasceu para o celular. Foi por isso que só estreou em 2006, porque havia tecnologia para isso"
Rede social.

Apesar de ser uma rede social, o Twitter é um lugar de autopublicação onde pessoas colocam links, falam de seus projetos, divulgam notícias. "Não há regra. Uns falam sobre a vida ou postam links; outros ‘twittam’ das férias. É um serviço que está se definindo. A tecnologia é nova. Todos os dias as pessoas acham novas utilidades.", complementa Dorsey.

O Twitter foi plataforma de campanha de Barack Obama. O Oscar foi comentado ao vivo por muitos usuários. Serviu de ajuda para relatos de ataques como o que aconteceu em Mumbai em 2008, ou o terremoto que acometeu São Paulo.
Conclusão













Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet, o Google Search. O serviço foi criado a partir de um projecto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projecto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objectivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram seu objectivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.

Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações


E a juventude de hoje ultiliza muito essas saites para diversão e para pesquisas e procurar mais amigos na net!

Nenhum comentário:

Postar um comentário